Meta Pixel

5 dicas de segurança cibernética para pequenas empresas

5 dicas de segurança cibernética para pequenas empresas

Alguns proprietários de pequenas empresas não priorizam a segurança cibernética porque acham que os invasores preferem atacar empresas maiores. Mas com o roubo de dados e outros ataques que afetam empresas de todos os tamanhos, a segurança cibernética deve se tornar uma prioridade para todas as organizações. Este artigo irá explorar algumas dicas úteis sobre como começar.

1. Comece melhorando a conscientização sobre segurança cibernética

O primeiro passo para melhorar a segurança cibernética da sua organização é estar ciente dos perigos. Os ataques cibernéticos ocorrem de várias formas:

Malware é a abreviação de “software malicioso” que visa arquivos, computadores, servidores, redes ou clientes. Este é um termo abrange vários tipos de ataques — como adware, malware sem arquivo, vírus, worms, trojans, bots, ransomware, spyware e muito mais.

Os ataques de engenharia social são atividades maliciosas que usam manipulação psicológica para induzir as vítimas a realizar uma ação específica – como fornecer informações confidenciais, realizar transferências de fundos e similares. Exemplos disso são phishing, pharming, comprometimento de e-mail comercial e muito mais.

Treine seus funcionários sobre medidas e prevenção de segurança cibernética. Isso inclui verificar os links antes de clicar neles, verificar endereços de e-mail e confirmar solicitações pessoalmente ou por telefone antes de enviar fundos. Certifique-se de realizar seminários de segurança cibernética regularmente.

2. Proteja seus e-mails

A maioria das comunicações de negócios são feitas através de e-mails. Mas, ao mesmo tempo, o e-mail também é um dos vetores de ataque mais comuns para criminosos. Como informações comerciais importantes — como relatórios de vendas, informações de contato e muito mais — são encontradas em e-mails, protegê-las é vital . Um clique errado pode introduzir malware no sistema ou causar uma violação de dados.

Para proteger seus e-mails, certifique-se de que seus funcionários conheçam as melhores práticas antiphishing. Crie senhas fortes e exclusivas para contas de e-mail. É melhor ter a autenticação multifator (MFA) ativada para adicionar outra camada de defesa às suas contas de e-mail.

3. Priorize o controle de acesso

Um criminoso só precisa de uma porta aberta para se infiltrar na sua rede de negócios. Uma conta comprometida é tudo o que eles precisam para ter acesso a todos os seus dados e recursos importantes. Limite as possíveis entradas controlando o acesso aos seus sistemas.

É aqui que o Zero Trust Network Access (ZTNA) pode ajudá-lo. Baseia-se na segurança Zero Trust, que se concentra na autenticação, autorização e validação contínua de todos os usuários, seja dentro ou fora da rede da organização. Esse modelo permite que sua organização restrinja os controles de acesso a aplicativos, dados, redes e ambientes, melhorando o desempenho e a experiência do usuário.

4. Faça backup de seus dados regularmente

Mantenha seus arquivos e aplicativos seguros realizando backups regulares. Sem seus recursos mais importantes armazenados com segurança, você pode ter dificuldade em continuar as operações após um incidente de perda de dados. Isso pode acontecer devido a erro humano, roubo, corrupção de software, vírus e muito mais.

Se você estiver procurando por soluções de backup, experimente o Unitrends EndPoint Back Up. Isso apresenta um backup contínuo de arquivos e pastas, desde que você tenha uma conexão com a Internet. Se ocorrer uma exclusão acidental, você poderá usar a reversão pontual para restaurar os arquivos.

5. Confie em especialistas quando se trata de segurança cibernética

À medida que sua empresa continua a crescer, suas necessidades de TI e segurança cibernética também aumentam. Sua equipe existente pode não ter o conhecimento e a experiência para resolver determinados problemas. Pode ser difícil gerenciar as tarefas necessárias para melhorar sua segurança cibernética se você tiver pouca mão de obra ou não tiver experiência para fazê-lo. É aqui que os especialistas em TI podem ajudá-lo.


Dúvidas? Fale com um especialista!×