Como as PMEs estão usando a nuvem

Como as PMEs estão usando a nuvem

Embora muitas pequenas e médias empresas ainda dependam de servidores locais, elas também estão migrando rapidamente para a nuvem.

Estamos em um período de transição: conforme mostrado no último relatório anual State of the Cloud da Flexera, 53% das pequenas e médias empresas (PMEs) (aquelas com 1.000 funcionários ou menos) gastam mais de US$ 1,2 milhão por ano na nuvem .

Comparado com dois anos atrás, este é um aumento de 38%.

A Flexera prevê que, no próximo ano, 63% dos aplicativos SMB e 62% dos dados SMB residirão na nuvem pública. Este é um aumento significativo.

O que está impulsionando essa mudança?

Um dos motivos é a pandemia do COVID-19. Com a pandemia impedindo a equipe de TI de trabalhar em escritórios e data centers, 66% dos entrevistados disseram que o uso da nuvem acabou sendo maior do que o planejado originalmente.

Quais provedores de nuvem as PMEs estão indo?

A Amazon Web Services (AWS) continua sendo a líder, mas a concorrência está se intensificando. Na verdade, sua participação de mercado diminuiu. Por exemplo, em 2021, 53% das SMBs usarão a AWS. Até agora este ano, isso é apenas 31 por cento.

O Microsoft Azure fez progressos. Em algumas áreas, até supera a AWS. O Google Cloud Platform ficou em terceiro lugar e progrediu.

Mesmo olhando para o futuro, 31% das PMEs mostram o maior interesse no Google Cloud Platform.

Notavelmente, muito poucas empresas usam apenas um serviço de nuvem, menos de 11%. A grande maioria (89%) tem dois ou mais, ou seja, eles usam multi-cloud.


Dúvidas? Fale com um especialista!×