Meta Pixel

Os 5 principais benefícios dos serviços em nuvem para instituições educacionais

Os 5 principais benefícios dos serviços em nuvem para instituições educacionais

A computação em nuvem, antes usada principalmente em tecnologia e negócios relacionados à tecnologia, tem sido cada vez mais adotada por empresas em áreas não relacionadas à tecnologia. Na verdade, um dos setores que viu um grande crescimento na adoção da computação em nuvem nos últimos anos é a educação. As instituições educacionais estão abandonando rapidamente os sistemas tradicionais de aprendizado em sala de aula em favor de sistemas e estratégias baseados em nuvem. Estima-se que entre 2017 e 2021, o mercado de computação em nuvem na educação crescerá a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de pelo menos 26%.

Quando questionadas, as instituições de ensino ofereceram vários motivos por trás de sua decisão de migrar para a nuvem; discutidos abaixo são cinco dessas razões.

1. Aprendizagem colaborativa e interativa melhorada

Algumas aulas exigem uma quantidade significativa de trabalho colaborativo por parte dos alunos. Isso às vezes pode ser um desafio devido à logística envolvida na reunião de todas as partes relevantes. A computação em nuvem simplifica muito a logística envolvida no trabalho colaborativo. Como as informações relevantes são armazenadas na nuvem e não em qualquer local físico específico, podem ser facilmente acessadas e recuperadas a qualquer momento de qualquer local geográfico por qualquer um dos alunos envolvidos no trabalho colaborativo.

 

2. Redução de custos de hardware

Configurar e manter uma rede é um empreendimento muito caro; existem custos associados à compra ou locação do espaço necessário, compra do hardware e software necessários e contratação do pessoal necessário para manter a infraestrutura de rede. Além disso, as infraestruturas de rede terrestre têm uma capacidade finita; uma vez atingida essa capacidade, mais hardwares devem ser adquiridos para expandir a rede e, assim, aumentar sua capacidade.

Com a computação em nuvem, os custos de desenvolvimento e manutenção de uma rede escolar são significativamente reduzidos. Como a infraestrutura de rede é baseada em nuvem, não há custos de desenvolvimento ou manutenção, pois são assumidos pelo provedor de serviços em nuvem. Além disso, a computação em nuvem é muito escalável, permitindo um aumento fácil da capacidade quando necessário, com custos adicionais mínimos.

 

3. Custos reduzidos do Livro-Texto

Para os alunos, um dos maiores geradores de custos é o custo de seus livros didáticos; livros impressos, especialmente no nível universitário, geralmente são caros. Devido aos seus altos custos, alguns alunos não têm condições de pagar seus livros didáticos e, portanto, não os compram. Como resultado, isso dificulta sua capacidade de aprender o conteúdo do curso necessário.

Ao usar a computação em nuvem, as escolas podem fornecer aos alunos cópias digitais de livros didáticos em vez de cópias impressas. Para adquirir seus livros digitais, tudo o que os alunos precisam fazer é baixá-los da nuvem para o dispositivo de sua escolha. Essas cópias digitais são significativamente mais baratas do que as impressas e, portanto, mais acessíveis.

4. Acessibilidade e Flexibilidade melhoradas

Antes da computação em nuvem, os alunos tinham que considerar a localização geográfica de uma faculdade para decidir onde cursar seus estudos; quanto mais longe a faculdade estava de onde eles moravam, menos provável era seu apelo. Além disso, os horários rígidos das faculdades tradicionais tornavam um desafio para os adultos que trabalhavam buscar o ensino superior.

Devido à computação em nuvem, a localização física de uma faculdade não é mais um fator limitante para os alunos; muitas faculdades agora oferecem aulas on-line que podem ser feitas em qualquer lugar do mundo. Além disso, a computação em nuvem oferece aos alunos maior flexibilidade nas aulas. Os alunos podem estudar a qualquer hora do dia ou da noite e conforme sua conveniência.

 

5. Armazenamento de dados

Na educação, há muitas informações que precisam ser armazenadas e mantidas pelas faculdades, como transcrições de alunos, diários e documentos administrativos, entre outros. Armazenar essas informações em sites físicos pode torná-los difíceis de recuperar quando necessário. Além disso, pode ser caro manter esses sites.

Sem computação em nuvem, as faculdades podem armazenar facilmente todas as informações relevantes na nuvem. As informações armazenadas na nuvem podem ser facilmente recuperadas de qualquer lugar quando necessário. Além disso, com o armazenamento em nuvem, há muito pouco risco de perder informações críticas, pois os dados podem ser facilmente armazenados em backup.

Na MegaNuv, entendemos a relevância da computação em nuvem para a educação. Temos especialistas à disposição para ajudá-lo a fazer a transição para a nuvem. Contate-nos hoje para mais informações.


Dúvidas? Fale com um especialista!×