Como decidir se a nuvem é ideal para o seu negócio

A nuvem é uma tendência disruptiva que vem ganhando força há algum tempo. No entanto, parece que muitas empresas ainda estão confusas sobre onde a computação em nuvem pode se encaixar em suas iniciativas de negócios. Embora possa parecer um conceito complexo, a computação em nuvem significa simplesmente que seus dados estão hospedados fora do local no centro de dados de outra pessoa (a menos que sua empresa possua sua própria nuvem privada).
Por que mudar para a nuvem?
As empresas que optam por migrar para a nuvem o fazem por vários motivos. Os benefícios de flexibilidade, escalabilidade, economia de custos etc. são avaliados em relação às preocupações de disponibilidade (que são facilmente abordadas pelo SLA do provedor de nuvem). Há também uma variedade de casos de uso que as empresas podem optar por implantar, incluindo: Backup , Recuperação de desastres , Teste/Desenvolvimento, etc.
A migração para a nuvem traz benefícios para empresas de todos os tamanhos. Para pequenas e médias empresas que não podem arcar com infraestrutura de capital intensivo, a nuvem é acessível, fácil de implantar e simples de gerenciar. Fazer o investimento não requer grandes quantidades de capital ou provisionamento demorado. Para empresas com prazos rígidos, isso significa que os projetos podem decolar mais rapidamente e o tempo de lançamento no mercado pode ser reduzido pela metade.
Avaliando suas necessidades de negócios
É importante avaliar se a nuvem é ideal para você do ponto de vista estratégico e operacional. Sua demanda por TI varia ao longo do ano? Os custos de sua TI estão afetando sua capacidade de crescer como empresa? Nesse caso, você pode considerar uma opção de nuvem que pode ser facilmente dimensionada.
Você também deve avaliar sua configuração de TI atual para entender os benefícios de migrar para a nuvem, especialmente nas seguintes áreas:
- Serviço – qual a importância da segurança, confiabilidade e flexibilidade para o seu negócio? Sua solução atual está atendendo às suas necessidades? Há espaço para melhorias?
- Cenário tecnológico – quantos usuários de negócios existem? Qual é a distribuição geográfica da sua base de usuários? Seus funcionários precisam de acesso remoto?
- Custo – Você está satisfeito com os custos de sua solução local? Os custos para aumentar ou atualizar os serviços são aceitáveis?
- Facilidade de migração – quando você investiu pela última vez em despesas de capital significativas? Você tem algum compromisso contratual e de fornecedor que restringe a migração?
Responder a essas perguntas pode ajudar a entender se a nuvem é uma boa opção para o seu negócio.
Quando a nuvem faz sentido?
É verdade, você pode descobrir que a nuvem não é a opção certa para o seu negócio. Mas, na maioria dos casos, as empresas se beneficiarão significativamente de uma mudança para a nuvem. Aqui estão algumas situações em que a migração para a nuvem faz sentido:
- Quando você não pode pagar por soluções locais – a nuvem é uma ótima alternativa acessível à infraestrutura local
- Quando sua solução local está desatualizada e precisa ser atualizada – em vez de pagar suporte estendido ou investir em novo hardware, economize dinheiro e faça um investimento na nuvem.
- Quando sua equipe de TI é menor, o gerenciamento de TI interno requer muita experiência à mão. Em vez disso, terceirize os serviços para um provedor de nuvem e não se preocupe em contratar mais equipe de TI.
- Quando você precisa ativar um ambiente rapidamente – a beleza da nuvem é que os ambientes podem ser rapidamente ativados e desmontados, facilitando o teste e o desenvolvimento!
- Quando você precisa de uma solução de backup ou DR – como a nuvem é tão fácil de implantar, você pode implementar rapidamente soluções críticas de negócios que podem evitar a perda catastrófica de dados e muito mais!
Para mais situações em que a nuvem faz sentido, ou para discutir as necessidades do seu negócio, entre em contato conosco !