Meta Pixel

Nuvem pública vs nuvem privada: qual é a diferença?

Nuvem pública vs nuvem privada: qual é a diferença?

Com uma dose assustadora de jargões e siglas, o mundo da computação em nuvem pode parecer intimidante à primeira vista. Se você está se perguntando qual é a diferença entre nuvem pública e nuvem privada, você não está sozinho. E você está no lugar certo!

 

Neste post, vamos detalhar alguns dos conceitos básicos de nuvem pública versus nuvem privada de uma forma que qualquer um possa entender. Abordaremos o que é nuvem pública, o que é nuvem privada e os conceitos básicos de arquitetura de nuvem que você precisa conhecer.

 

Nuvem pública e nuvem privada

Para começar, vamos dar uma definição rápida de nuvem pública e privada — um pouco de TL;DR sobre a diferença entre nuvem pública e nuvem privada.

  • Nuvem pública é um termo para serviços de computação em nuvem entregues a várias organizações pela Internet pública de forma gratuita ou paga por uso.
  • Nuvem privada é um termo para serviços de computação em nuvem dedicados a uma única organização.

 

Pronto para se aprofundar um pouco mais na nuvem pública e privada? Continue lendo.

O que é a nuvem?

Completamente sem noção quanto a essa palavra “nuvem” que é jogada o tempo todo? Vamos começar com uma cartilha ELI5 (“explique como se eu tivesse cinco anos”) sobre o que é a nuvem.

Pense na computação em nuvem como um utilitário.

Você pode pensar na nuvem como eletricidade. Imagine que você e seus vizinhos precisam de eletricidade. (Espero que não seja muito difícil de imaginar, já que você está lendo isso em algo que funciona com eletricidade.)

Você poderia produzir sua própria eletricidade.

Mas você pode achar mais fácil terceirizar a configuração e a operação da produção de energia para um terceiro especializado na produção de eletricidade. Ao fazer isso, você e seus vizinhos podem ter acesso fácil e instantâneo à eletricidade com o toque de um interruptor.

Com essa configuração, você paga pelo que usa. Usar mais? Pague mais. E vice versa.

A empresa de eletricidade se concentra no que faz bem – fornecendo eletricidade de forma rápida e eficiente e com o mínimo de interrupção – e você se concentra em fazer suas próprias coisas.

O que é nuvem pública?

Quando você ouve as pessoas falando sobre nuvem e migração para a nuvem, geralmente é seguro apostar que estão falando sobre nuvem pública. As implantações de nuvem pública são as mais comuns, o que não surpreende, dadas as muitas vantagens da nuvem pública .

A nuvem pública é onde os serviços são oferecidos pela internet pública para quem quiser alugá-los.

Em uma implantação de nuvem pública, serviços e recursos (como servidores ou armazenamento) são de propriedade e executados por um fornecedor terceirizado pela Internet pública. Alguns desses serviços são gratuitos e outros são pagos por uso.

Esses serviços são hospedados por provedores de nuvem como Amazon Web Services (AWS) , Microsoft Azure , Google Cloud Platform (GCP) , Alibaba Cloud, IBM Cloud e Oracle Cloud .

 

O que é nuvem privada?

A nuvem privada é onde os recursos de computação são usados ​​exclusivamente por usuários de uma empresa ou organização. As empresas podem configurar nuvens privadas em seus próprios data centers ou com um provedor de hospedagem.

Com a nuvem privada, os recursos da nuvem são usados ​​e de propriedade exclusiva de uma organização. Isso torna essa abordagem muitas vezes desejável por setores governamentais e financeiros que buscam o máximo controle ou personalização

Os provedores de nuvem privada incluem Hewlett Packard Enterprise (HPE), Dell, IBM, Oracle e alguns nomes conhecidos do espaço de provedor de nuvem pública, incluindo AWS, Google e Microsoft.

Às vezes, as implantações de nuvem privada também podem ser chamadas de implantações locais. Muitas vezes, o modelo de implantação de nuvem privada é muito semelhante à abordagem de TI herdada, mas usa virtualização e gerenciamento de aplicativos para utilizar melhor os recursos.

Qual é a diferença entre nuvem pública e nuvem privada?
Para outra analogia para ajudar a levar o ponto para casa, considere como Nitya Narasimhan o coloca em sua Introdução visual aos fundamentos do Azure .

A nuvem privada é como quando uma empresa possui e gerencia sua própria frota de caminhões. Você tem controle total (dados, segurança) e assume toda a responsabilidade (custo, manutenção).
A nuvem pública é como quando você aluga caminhões de uma empresa global que todo mundo usa também. Os recursos podem ser compartilhados ou reutilizados, e os SLAs (acordos de nível de serviço) ajudam você a definir compensações de custo-segurança.

 

Por que as empresas buscam a adoção da nuvem?

Quais são os benefícios para as empresas que adotam a nuvem?

As empresas têm funcionado como de costume por décadas. E muito do que a nuvem pode fazer pode ser realizado sem a nuvem. Mas a nuvem apresenta alguns novos recursos e benefícios de negócios.

Aqui estão algumas motivações e benefícios que levam muitas empresas a investir na transformação da nuvem .

  • Tolerância a falhas — Um motivo comum pelo qual as empresas se interessam pela nuvem pela primeira vez é a tolerância a falhas. Se você é uma empresa que valoriza sua existência, terá algum tipo de plano de recuperação de desastres. Esses planos geralmente envolvem algum local alternativo onde você armazena dados ou é capaz de recriar os principais sistemas de negócios no caso de seu data center principal ter um problema do tipo “oh, não, tudo está quebrado, isso é um fiasco”.
  • Escalabilidade — Outra razão pela qual as empresas adotam a nuvem é a escalabilidade. Escala é quanta capacidade precisamos para atender às necessidades de negócios. Obviamente, o objetivo é ter capacidade o mais próximo possível da necessidade. Mas isso é uma coisa complicada de prever. O modelo de pagamento conforme o uso de provedores de nuvem oferece flexibilidade e a capacidade de aumentar ou diminuir a escala, dependendo de nossas necessidades.
  • Globalização — A globalização é outro motivo comum para a adoção da nuvem. À medida que uma empresa cresce e se expande para além de suas fronteiras, faz sentido ter recursos e serviços próximos a esses novos mercados. Isso pode ser por motivos regulatórios ou de desempenho. Bem, boas notícias! Os provedores de nuvem têm data centers e recursos disponíveis em várias geografias, e você pode usá-los com pouco mais de um clique de um botão.
  • Agilidade — Talvez o motivo comercial mais valioso para a adoção da nuvem seja a agilidade. Agilidade é a capacidade de responder às necessidades em mudança.
  • Custo— Então há o custo. O custo é uma coisa engraçada. (E não “engraçado ha-ha.”) Embora gostemos de pensar que o custo é direto, a realidade é que a maioria das empresas não é muito boa em rastrear os custos reais.

Indo além do básico da nuvem

Nós realmente apenas arranhamos a superfície aqui em nuvem pública versus nuvem privada. A arquitetura de nuvem é uma disciplina inteira que as pessoas passam anos aprendendo, portanto, se você ou sua organização não tiver acesso a especialistas em arquitetura de nuvem, procure a ajuda de um antes de projetar sua arquitetura baseada em nuvem. Se você não tomar cuidado, pode acabar uma bagunça.


Dúvidas? Fale com um especialista!×